Por que no sistema trifasico nao possui neutro e no sistema monofasico possui o neutro ?

Imagine uma pedra no centro de um disco. Nesta pedra você amarra três fios, cada um defasado 120º um do outro esticados na direção radial do disco. Agora, digamos que cada um desses fios exerça uma força de 127 N sobre a pedra.

Se utilizarmos apenas um dos fios, a pedra vai se deslocar na direção deste fio, pois é a única força que age nela, força esta de 127N. Este caso seria uma fase com um neutro. Como a tensão de um neutro é nula, essa representação fica bem clara.

Se utilizarmos 2 desses fios para puxar a pedra, haverá uma força resultante desses dois fios, força esta que terá resultante na direção de 60º entre cada um dos fios, ou seja, na bissetriz.
Esta força resultante é a soma vetorial das duas forças de 127N defasadas de 120º, que será igual a 127N * Raiz(3) = 127 * 1,732 = 220N.

Desta forma, temos os 220 V quando pegamos duas fases de 127 V (e não 254 V). A tensão não é uma grandeza vetorial, mas quando ela é alternada, pode ser muito bem representada como se fosse vetorial.

Em sistemas trifásicos, utilizamos os três fios amarrados na pedra, porém com ligações distintas, chamadas de estrela e triângulo.

Quando em triângulo (Que nada mais é do que três bobinas ligadas formando um triângulo), colocamos cada uma das três fases em um dos vértices do tiângulo. Assim, cada bobina estará submetida a uma tensão de duas fases, ou seja, bivolt, mas o sistema como um todo, com as três fases. Neste caso não tem sentido utilizarmos o neutro, pois se em uma das pontas do triângulo no lugar da fase entrasse um neutro, o sistema ficaria desequilibrado.

O sistema estrela são três bobinas também, porém ligadas na forma de um Y. Cada uma das fases é ligada em uma das pontas do Y. Da mesma forma, se fosse colocado um neutro, o sistema ficaria desequilibrado.

Porém, três fases 127 não significa que temos 360V. Na verdade não temos. Pense no exemplo das forças, agindo no triângulo por exemplo. 127N puxando cada uma das pontas do triângulo, porém cada força com defasagem de 120º. Na verdade o triângulo como um todo não se move, mas cada uma de sus arestas tem uma tensão.

Exercícios relacionados:


0 comentários:

Postar um comentário