Leis de Newton, com exemplos

Leis de Newton com exemplos

Lei I:Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Esta lei é chamada de lei da inércia, e diz que todo corpo, ou objeto, tende a permanecer como está, a menos que uma força atue sobre ele.
Ex1.: Quando você deixa uma bicicleta parada por que ela cai? Não deveria, respeitando a 1ª lei de Newton, permanecer parada? Bom, neste caso, a força da gravidade atua nela, e por isso ela cai.
Ex2.: Quando você esta em um carro e ele faz uma curva, você sente uma 'força' empurrando você para 'fora' da curva, não é? Qual o motivo disso? Na verdade a tendência do seu corpo é continuar no movimento que o carro estava fazendo (em linha reta), assim, a impressão que temos é que estamos sendo jogados para fora da curva, quando na verdade apenas queremos continuar andando em linha reta. O que faz com que façamos a curva junto com o carro? A força de atrito do banco sobre nós.

Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
Esta é a famosa lei da "Força é má", ou seja, F = m.a
Talvez a lei mais importante e mais brilhante de Newton. Parece bem boba, mas se um dia você fizer uma faculdade de engenharia ou física, vai perceber que esta lei é a base de quase todos os fenômenos físicos. Na verdade, até agora, do que aprendi, de todos.
Ex1.: Veja que a lei fala que a mudança de movimento é na direção da força imprimida. Agora lhe pergunto: Se você pegar um barbante e amarrar em sua extremidade uma pedra e rodar ela. Percebe que a força que atua na pedra é apenas a força de tração do fio (que é a força que você faz segurando-o). Pois bem, você então poderia perguntar: Mas a força de tração do fio é na direção da mão (central ao movimento) e a pedra nunca virá em direção à mão, e sim tenderá a sair para fora. E agora??? Na verdade, neste caso, a força é sempre perpendicular ao movimento e a força de tração do fio muda de direção a cada instante, consegue perceber?
Se você 'der um pause' neste movimento vai perceber que a velocidade da pedra tem uma direção, tangente ao movimento dela e a força de tração é em direção à mão que segura o fio, logo, perpendicular à velocidade. Porém, em um instante imediatamente depois, a velocidade da pedra muda sua direção (consequência da força anteriormente citada), porém, junto com a mudança da direção da velocidade, muda a direção da força aplicada. Assim, na verdade, a pedra muda sua direção na direção da força sim, respeitando a 2ª Lei de Newton, porém o que ocorre é que a cada instante, a força muda sua direção também, junto com a pedra. Por isso ela (a pedra) sempre ficará rodando, e a força será sempre central.
Ex2.: Quando você solta uma massa, o que ocorre com ela? Ela cai, pela ação da gravidade, claro. Logo, inicialmente a pedra estava em repouso, assim, a força gravitacional agiu sobre ela mudando seu movimento na direção desta força, para baixo.

Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas.
Lei importante também, fala que toda ação tem uma reação de MESMA INTENSIDADE em sentido contrário. Ué, mas por que não se anulam?
Claro, porque se eu empurrar uma caixa com uma força num sentido, e você no sentido oposto empurrar com a mesma força, a caixa não se move. Certo?
Então por que neste caso elas não se anulam? O fato é que elas não se anulam pois atuam em corpos diferentes.
Ex1.: O exemplo da caixa, se você não estiver empurrando e caixa no sentido contrário a mim. Eu estarei empurrando-a em uma direção, isso fará com que a caixa me empurre em direção contrária. Logo, uma força atua na caixa (eu empurrando) e outra em mim (reação da caixa). Por atuar em corpos diferentes, esta força de reação não se anula. Mas por que eu consigo empurrar a caixa, ou seja, deslocá-la? Bom, recapitulando, eu empurro a caixa, ela me empurra, por que não vou para trás? Pois há a força de atrito, que me empurra para frente, assim, consigo me manter no mesmo lugar.
Ex2.: Um exemplo simples. Por que conseguimos andar? Na verdade a força de atrito faz com que nos desloquemos, ou seja, nós empurramos o chão para trás e a força de atrito como reação nos empurra para frente.


2 comentários:

  1. Bom creio q vcs deveria resumir mais. Porém o texto n deixa de ser muito bom !!! Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Anônimo, agradeço pela dica e pelo elogio, tentaremos melhorar.
      Na verdade os posts desse blog tem a finalidade de esclarecer da melhor forma possível, mas com essa tentativa, reconheço que as vezes eles ficam muito longos.

      Excluir